A Aldeia Histórica de Belmonte

Belmonte é uma vila do distrito de Castelo Branco, situada em plena Cova da Beira, terra de Judeus e berço dos Cabrais. Implantada na margem esquerda do rio Zêzere e no sopé da Serra da Estrela, tem séculos de história e tradições e paisagens a perder de vista.

É uma das doze Aldeias Históricas e entre as curiosidades que premeiam a história da vila está o facto de Pedro Álvares Cabral, navegador e descobridor do Brasil em 1500, aqui ter nascido. Aliás, toda a história local de Belmonte está intimamente ligada aos Cabrais e à resistência dos Judeus à intolerância religiosa na Península Ibéria.

A nossa visita foi demasiado curta para o que Belmonte tem a oferecer. Deixámos o carro no Largo de São Tiago e fomos visitar o Castelo (2€ a entrada), uma das principais atrações da vila. Monumento Nacional desde 1927, é de D. Afonso III a autorização concedida para a sua construção (1266) no local que já possuía um sistema defensivo. Com a assinatura do Tratado de Alcanizes em 1297, o Castelo de Belmonte foi perdendo importância estratégica, a povoação começou a crescer para fora das muralhas e em 1446 D. Afonso V doa o Castelo a Fernão Cabral que o transformou na sua residência senhorial. Em 1694 um violento incêndio destruiu o interior do Castelo, o que motivou o seu abandono. Com as Guerras da Restauração, ainda no séc. XVII, o Castelo ressurgiu com a sua função militar primitiva. Entre 1940 e 1960 foram procedidas diversas intervenções de conservação e restauro e em 1992 foi erguido no seu interior um anfiteatro destinado à apresentação de espectáculos. Da visita destacam-se a bela janela manuelina, a Torre de Menagem e Sala Oitocentista adaptadas a espaços museologicos dedicados à história do Concelho e do Castelo e a vista deslumbrante sobre a encosta oriental da Serra da Estrela.

Apesar do calor que se fazia sentir ainda fomos percorrer as calmas ruas desta vila, cheias de alusões ao seu passado e à sua forte ligação com o Brasil e com os Judeus. Tanto ficou por ver e por isso haveremos de voltar, até porque Sortelha fica mesmo ali ao lado!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: