Santuário da Penha – Guimarães

Com cerca de 617 metros acima do nível do mar, a Serra de Penha, em Guimarães, é o ponto mais alto das redondezas e deve o seu nome à abundância de enormes penedos, superiores a 5 metros de altura.

A cerca de 7 km do Centro Histórico de Guimarães, este pico arborizado, com cerca de 60 hectares de área verde preservada, é o local ideal para uma pausa da cidade e do calor do Verão. No topo da montanha fica o Santuário da Penha, uma obra emblemática de Guimarães. Construído nos anos 30 pelo arquitecto Marques da Silva, as suas linhas não seguem as formas tradicionais e estão inseridas no estilo “Art Deco”, em granito da região, tendo sido inaugurado em 1949.

As vistas esplendorosas sobre Guimarães e a montanha, a mata labiríntica com diversos trilhos e as diferentes infra-estruturais e instalações (parque de campismo, centro equestre, área de piquenique, restaurantes, bares, cafés, campo de mini-golf…) garantem um dia bem passado por aqui, vale a pena vir e perder-se!

O acesso pode ser feito através de carro por uma estrada asfaltada e sinuosa, ou através de um teleférico que parte do Parque das Hortas, a cerca de 600 metros do Centro Histórico de Guimarães.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s