Entre os rios Douro e Tâmega e um piquenique em Rio de Moinhos

Inaugurada a 18 de Setembro de 1941 na freguesia de Eja, Penafiel, a Ponte Duarte Pacheco é uma ponte em pedra de granito, com três arcos, sobre a foz do rio Tâmega.

Ao contrário da maioria das pontes, construídas com ferro e betão armado, esta ponte foi construída em alvenaria e cantaria, não só para evitar a importação de grandes quantidades de ferro e aproveitar a abundância de pedra granítica de boa qualidade existente na região, mas também para combater o desemprego existente na altura, chegando a atingir os 500 trabalhadores.

Observamos a ponte desde o pequeno jardim de Entre-os-Rios, cheio de sombra e com algumas mesas, onde é até possível fazer um piquenique, mas este não era o nosso destino e continuamos viagem.

Hora de almoço e a desculpa ideal para conhecer mais um parque de merendas. Em Rio de Moinhos, vila do concelho de Penafiel, encontramos o Parque de Merendas de Novelhos, um espaço que, apesar de pequeno, tem tudo o que é necessário para um bom convívio. Possui churrasqueira e wc, muito limpo e organizado, com pequenas quedas de água (cujo caudal depende da altura do ano) e onde ainda podemos encontrar os antigos moinhos da vila.

Foi uma delicia poder aproveitar aquele espaço e ainda partimos à descoberta! Encontrámos um trilho e decidimos segui-lo, e acabamos por chegar a mais uma pequena cascata, mais abaixo no rio. O trilho continuava, atravessando uma ponte, mas decidimos voltar para trás já que o caminho não é nada aconselhável para quem tem crianças pequenas…

E já que estávamos em Rio de Moinhos fomos até ao Santuário de Nosso Senhor dos Remédios ver as vistas. Situado numa colina a cerca de 245 metros acima do nível do mar é um miradouro natural com vista magnífica para o rio Tâmega e também para o Douro!

De seguida descemos um pouco e fomos até ao Parque de Lazer de Alpendorada e Matos, situado na vila com o mesmo nome, concelho de Março de Canaveses. É um espaço de lazer e desportivo de 4 hectares, na margem esquerda do rio Tâmega, na albufeira da barragem do Torrão. Está dotado de percurso de manutenção física, campos de futebol e basquetebol, parque de merendas e dispõe de casa de apoio com wc. Tem uma bonita vista sobre o rio Tâmega mas confesso que o espaço não me cativou tanto quanto esperava, a meu ver precisa de mais sombras. Quem não pode dizer o mesmo são os miúdos, que adoraram o parque infantil e não queriam ir embora! Que parque tão fixe! (Diziam eles…)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s