Barragem Eng. Duarte Pacheco e Levada de Santa Cruz

No lugar de Castelo, em Vale de Cambra, distrito de Aveiro, foi construída entre 1936 e 1942 uma barragem no rio Caima que deve o seu nome ao projectista da obra e que faz parte da Rota da Água e da Pedra.

A barragem Engenheiro Duarte Pacheco é uma barragem de gravidade de alvenaria com uma altura de 28 metros acima da fundação (20 metros acima do terreno natural) e a albufeira permite o armazenamento de 330 mil metros cúbicos de água de rega.

Implantada em pleno Vale Mágico de Vale de Cambra possui um bom enquadramento paisagístico e é uma zona bastante calma que convida a um passeio relaxado e tranquilo. Dizem que no Inverno a queda das águas é um espectáculo bastante intimidatório e conseguimos perfeitamente imaginar porquê!

Junto à margem da albufeira, perto do parque de estacionamento, desenha-se uma pequena levada por entre a floresta frondosa, com cerca de 1km de extensão, a Levada de Santa Cruz. O caminho é de fácil acesso, com o rio Caima sempre a fazer-nos companhia com as suas águas azuis-esverdeadas, por entre um denso arvoredo. O ambiente é bem fresco e com aquela tranquilidade que só a natureza nos dá e apesar de ser uma caminhada curta faz-nos desconectar completamente!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s