Cascata da Fílveda – Sever do Vouga

cascata da fílveda_20Perto de Dornelas, em Sever do Vouga, existe uma cascata selvagem deslumbrante, que se despenha do alto de mais de 40 metros em sucessivas quedas de água. A cascata da Fílveda é considerada uma das mais belas e imponentes cascatas das Montanhas Mágicas®️ e nós fomos perceber porquê!

O acesso de carro é feito pelo lugar de Bouças através de uma estrada florestal, e para aceder à cascata é necessário percorrer um caminho estreito, irregular e íngreme, nem sempre fácil e não aconselhado a pessoas com problemas de mobilidade nem crianças pequenas, que depois acompanha as quedas de água desde o topo até à base.

O espaço não é muito, a vegetação cresce desordenadamente escondendo em grande parte a cascata e nenhuma fotografia é capaz de fazer jus ao local! A força da água é incrível e apesar de ter havido intervenção humana no acesso acho que beneficiaria com alguma manutenção, que parece inexistente. Ainda assim não sou capaz de descrever a sensação de estar ali, no meio do bosque, a ouvir em pano de fundo aquele som estrondoso da água a cair! Só nos sai um “Uau!!!!”

Recomendo vivamente e atenção que o caudal da água pode variar consoante a estação do ano!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s