Serra da Freita, pela M511

serra da freita_12A Serra da Freita faz parte do maciço da Gralheira, juntamente com a serra da Arada, do Arestal e de São Macário e, para além do município de Arouca, entende-se ainda para o município de Vale de Cambra e São Pedro do Sul (este já pertencente ao distrito de Viseu). Aqui nasce o rio Caima e o seu solo é essencialmente do tipo granítico.

A Freita integra o Arouca Geopark, classificado em 2009 como Geoparque Mundial da UNESCO, pelas formações geológicas ímpares que se encontram no seu território.

Neste primeiro passeio, o primeiro desde o desconfinamento, decidimos percorrer a estrada M511. Esta pequena estrada sinuosa, entre curvas acentuadas, é um verdadeiro balcão panorâmico. Após ganhar alguma altitude deparamo-nos com a Capela da Senhora da Lage, perfeitamente encaixada num rochedo granítico do planalto da serra. Quase passa despercebida, ligeiramente desviada do percurso principal, mas desta vez tivemos que observá-la ao longe uma vez que era dia de celebração e romaria. Será um bom motivo para voltarmos, um dia destes!

Seguimos viagem pela serra florida até ao Marco Geodésico de São Pedro Velho. Este integra a rede de geossítios do Arouca Geopark e corresponde a um relevo residual de granito denominado domo rochoso. A 1077 metros de altura, é o segundo ponto mais alto da Serra da Freita e aqui se encontra um vértice geodésico. O seu miradouro proporciona uma panorâmica de 360º sobre a serra e é um dos melhores locais para contemplar todo o planalto central da Freita, imperdível!!

Na localidade de Moldes, a 1099 metros de altitude, a Panorâmica do Detrelo da Malhada é o ponto mais alto da Serra da Freita. Aqui podemos encontrar uma plataforma suspensa sobre a vertente norte da Serra, assente em rochas de xisto, que lhe coloca aos pés o vale do Arda e a vila de Arouca, e oferece uma vista de cerca de 180*. As formações geológicas, os rios, o verde da vegetação e as construções do Homem que por entre ela espreitam, formam aqui um bonito postal!

E já que estávamos em Moldes não podíamos ir embora sem visitarmos o seu baloiço! Situado no Parque de Merendas de Palma, no lugar de Fuste, aqui podemos apreciar o silêncio da montanha, sem pressas!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s