Santuário do Senhor dos Caminhos – Sátão

santuário senhor dos caminhos_06Em Rãs, na margem esquerda do rio Vouga, encontramos fica o Santuário de Nosso Senhor dos Caminhos. Localiza-se a pouco mais de um quilómetro da povoação, pertencendo à freguesia de Romãs, concelho de Sátão, distrito de Viseu.

É reconhecido por ser um dos lugares mais significativos da Diocese de Viseu e uma das maiores romarias da Beira Alta, ao lado de Nossa Senhora dos Remédios (Lamego) e de Nossa Senhora da Lapa (Sernancelhe).

Não existe uma data exacta sobre a origem da devoção mas existe uma lenda que está por detrás da celebração, sobre um fidalgo que teria uma grande quinta na zona e dava abrigo aos peregrinos que iam para a Senhora da Lapa e para Santiago de Compostela. O fidalgo terá aparecido morto tendo sido erguido um pequeno nicho em sua honra chamado de Senhor dos Caminhos, que acolhia peregrinos para que Deus os guiasse sempre por bons caminhos para atingirem o seu destino e os livrasse dos perigos que os espreitavam durante o seu percurso, nomeadamente de assaltantes e encontros menos amistosos.

Só por volta de 1909 foi edificada a actual capela, tendo a anterior sido dedicada a Nossa Senhora dos Verdes, protectora dos campos agrícolas e do gado doméstico. A capela é grandiosa, destacando-se pela sua imponente torre sineira e, logo ao lado, um magestoso conjunto de quinze colinas em granito, com cerca de sete metros de altura, que terão sido edificadas para dar suporte a uma cobertura que viria a constituir um espaço de apoio aos peregrinos. Consta que as traves de suporte à cobertura terão sido roubadas, impedindo assim a sua conclusão.

Junto à Igreja existe um amplo espaço arborizado que dispõe de mesas e bancos em pedra, lavadouros com água de nascente e espaços para churrasco, que oferece excelentes condições de lazer para um dia bem passado!

A festividade é celebrada em data móvel, ocorrendo no oitavo Domingo depois da Páscoa, coincidindo com o Domingo da Santíssima Trindade.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s