Nossa Senhora da Lapa, Sernancelhe

nossa senhora da lapa_03O Santuário de Nossa Senhora da Lapa foi outrora o mais célebre Santuário Mariano das Terras de Portugal e um dos mais importantes da Península Ibérica, logo a seguir ao de Santiago de Compostela. Situado na Serra da Lapa, a 915 metros de altitude, insere-se na freguesia de Quintela, concelho de Sernancelhe, distrito de Viseu.

A origem da edificação deste Santuário deve-se a uma história milenar, que data do final do século X, da época da reconquista cristã. Algumas religiosas que fugiam às tropas de Al Mansor, o general Mouro, terão escondido uma imagem da Virgem sob uma lapa (rocha que forma uma gruta ou abrigo natural). Foi em 1493 que a imagem foi descoberta por uma pastora de 12 anos muda, de seu nome Joana, que levou a imagem para casa e lhe trocou as vestes já gastas pelo tempo. Sua mãe, pensando tratar-se de uma boneca, lançou a imagem à fogueira, mas Joana recuperou a fala nesse instante. O pároco, conhecedor da história, pediu que a imagem fosse colocada na Igreja, mas esta desaparecia e voltava a aparecer na lapa onde Joana a tinha descoberto. Era lá que ela queria ser venerada, diziam.

Em 1498 foi construída a capela primitiva no local onde a imagem foi encontrada e generalizou-se a crença de que qualquer pessoa conseguiria passar pela estreita fenda na lapa, a menos que tivesse cometido algum pecado grave. A actual Igreja foi construída no século XVII, já sob orientação dos Jesuítas, que muito promoveram as peregrinações.

A festa da Senhora da Lapa celebra-se anualmente a 15 de Agosto e ainda hoje atrai milhares de peregrinos.

Um lugar mítico, que exibe história, fé e património, onde se preservou a simplicidade e a autenticidade. Vale a pensa visitar!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s