S. Bento das Peras e o Parque das Termas de Vizela

s. bento das peras 02Muito mais do que simples locais de oração, os Santuários revelam-se espaços bem arranjados e ideais para o convívio em família e por esse motivo lá fomos nós à descoberta de mais um.

O Santuário de S. Bento das Peras encontra-se no cimo do monte com o mesmo nome, em Vizela, distrito de Braga, a cerca de 410 metros de altitude e possui duas capelas, uma mais pequena datada do século XVI e outra de 1970. A festa em honra de S. Bento das Peras, padroeiro de Vizela, realiza-se a 11 de Julho, sendo habitual a peregrinação dos fiéis que sobem a pé os cerca de 5 km desde o centro da cidade.

O santuário possui também zona de merendas, com churrasco, mesas, parque infantil e sanitário. Fizemos ali um piquenique, num ambiente tranquilo e rodeados de natureza!

Mas muito mais do que apenas um santuário, este local é um verdadeiro miradouro! As vistas panorâmicas sobre o vale do rio Vizela são magníficas e as estruturas em madeira criadas para a sua contemplação são sem dúvida uma mais valia! Diz-se que em dias limpos se consegue até ver o mar, nós não tivemos essa sorte, mas apesar da visibilidade não ser a melhor, esta “varanda para o mundo” não deixa de ter o seu encanto!

Também não resistimos a um belo parque e, já que estávamos por ali, não podíamos deixar de visitar o Parque das Termas de Vizela! Considerado o “pulmão” da cidade de Vizela, este espaço foi construído entre 1885 e 1886 e são cerca de 75 hectares junto à zona ribeirinha. Caminhos serpenteantes de terra batida percorrem todo o parque e convidam à pratica de desporto ao ar livre. O local possui uma certa imponência e grandiosidade já que está dotado de inúmeras espécies de árvores, algumas delas únicas e centenárias. Dizem que são as águas termais as responsáveis pela exuberância da vegetação e existem nascentes de água sulfurosa dispersas pelo parque. Este está a ser alvo de trabalhos de requalificação e as águas do rio Vizela estão claramente poluídas… ainda assim foi um passeio bem agradável!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s