Costa Vicentina – entre Odeceixe e Aljezur

psx_20201005_180329A escolha do local de férias é sempre difícil uma vez que a minha lista de locais a visitar é enorme! No entanto, estas tinham que ter praia uma vez que, desde o início do verão, o Tiago andava a pedir… decidimos fazer-lhe a vontade e escolher algo fora das grandes enchentes de turistas. Temos uma forma de viajar mais lenta e por isso não somos muitos ambiciosos em termos de fazer roteiros gigantes e achámos que este troço era perfeito para nós! Não nos enganámos e até fomos surpreendidos, que dias bons!

Odeceixe

Freguesia do concelho de Aljezur, distrito de Faro, Odeceixe é a primeira vila algarvia depois de terras alentejanas e por isso apresenta traços de ambas as regiões. Encostada numa colina, as ruas são na sua maioria estreitas com as casas caiadas de branco.

No ponto mais alto encontra-se o moinho de vento, construído há cerca de 120 anos e que ainda funciona, onde é possível observar todo o processo artesanal de moagem de cereais. Lá do alto podemos encontrar também um miradouro com uma bonita vista sobre a vila, os campos de pasto e a Ribeira de Seixe, que nasce na serra de Monchique e deságua na praia de Odeceice, fazendo a fronteira natural com o Alentejo.

A praia de Odeceixe foi a preferida dos miúdos, possui um extenso areal, encontra-se protegida por altas falésias e tem a particularidade de conter uma praia fluvial. Porquê escolher quando podemos ter mar e rio numa só praia?!

Praia de Vale dos Homens

Situada perto da localidade de Rogil, a praia de Vale dos Homens foi a minha preferida! Muito tranquila e de uma grande beleza natural, é uma praia menos frequentada, mais sossegada e é ideal para os amantes da natureza. Delimitada por altas arribas de xisto, o acesso a esta praia faz-se através de uma enorme escadaria de madeira com quase 300 degraus, mas perfeitamente exequível mesmo para os miúdos. Entre os vários troços de escadaria existem bancos de madeira para descanso e que proporcionam vistas fantásticas sobre a praia!

Aljezur

Pertencente ao distrito de Faro, Aljezur é uma terra de origens remotas tendo sido fundada pelos árabes no século X e que aqui permaneceram durante cinco séculos. É uma vila agrícola nas férteis planícies que delimitam a ribeira de Aljezur e representa um Algarve mais intocado, com belas paisagens naturais. Lá no alto encontramos as ruínas do castelo que oferecem bonitas vistas panorâmicas sobre a região, sobre o centro histórico com as suas ruelas calcetadas e casas caiadas com vãos coloridos em volta das janelas e sobre a parte nova da vila, do outro lado do rio, que foi construída após o sismo de 1755.

Aqui encontramos a Praia da Amoreira com um extenso areal e um amplo campo durar. Local onde desagua a ribeira de Aljezur e por isso faz-se praia tanto na frente de mar como ao longo da ribeira, mais uma vez excelente para quem tem crianças pequenas! A paisagem é marcada a norte pelo recorte negro da arriba talhada em xisto e a sul pela encosta verdejante do vale onde afloram impressionantes formações rochosas.

Dirigindo-nos para sul temos logo a seguir a praia do Monte Clérigo também com um vasto areal e uma interessante plataforma rochosa que surge na baixa-mar. Aqui existe uma pequena povoação constituída por casas de veraneio e a vista panorâmica sobre a linha da Costa e a povoação que se obtém ao descer para a praia é fabulosa!

Tentámos ainda visitar a Praia da Bordeira mas nesse dia estava demasiado nevoeiro na costa e não conseguimos ver absolutamente nada, dizem que também vale imenso a pena a visita mas terá que ficar para outra altura. Aproveitá-mos então para dar um santinho à aldeia da Pedralva que ficará para outro post, para não tornar este demasiado longo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s