Parque da Nossa Senhora da Saúde – Vale de Cambra

psx_20200603_123045No alto da serra do Arestal, em Gestoso, ergue-se um bonito santuário de montanha em honra de Nossa Senhora da Saúde, guia dos aflitos e confidente de desabafos, desgostos e causas prementes. É um dos mais importantes santuários de devoção mariana do distrito de Aveiro e constitui um ponto de encontro entre as gentes do litoral (que a ela recorriam para se orientarem no mar) e o povo serrano.

De arquitectura revivalista/neogótica e pintado de branco cal, o santuário, tal como hoje é conhecido, foi construído entre 1929 e 1935, tendo evoluído de uma pequena ermida. Aí chegavam pequenos e grandes grupos de romeiros que percorriam os caminhos pedestres, por vezes sinuosos, de forma a conseguirem encurtar o mais possível a distância percorrida. A Estrada Velha, tal como é denominada, foi construída por volta do ano 1924, com o intuito de melhorar o acesso ao Santuário e é possível hoje percorrê-la através do percurso pedestre PR2 “À Nossa Senhora da Saúde por caminhos de antigamente” que se inicia junto à Igreja Matriz de S. Pedro de Castelões.

O santuário é ladeado por um parque natural com árvores frondosas e longas avenidas, muito arranjado e com um grande parque de merendas à sombra dos carvalhos e sobreiros. Respira-se floresta, respira-se paz, o que torna o ambiente muito aprazível.

As festividades celebram-se a 13, 14 e 15 de Agosto e acorrem a este local milhares de romeiros cheios de fé.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s