Jardins do Palácio de Cristal: passeio e piquenique!

e76c9ed9-5fd5-4aef-94dd-9ea94bece5b3Este aprazível espaço verde localizado na freguesia de Massarelos, cidade do Porto, é um parque urbano cheio de charme! O nome engana pois aqui não há nenhum palácio a ser visitado, o edifício de granito, ferro e vidro foi de facto construído na década de 1860 mas foi desmantelado para dar lugar ao actual Pavilhão (agora Pavilhão Rosa Mota). Já os jardins são os originais e têm das melhores vistas para o rio Douro.

Palco de vários eventos culturais, sociais, espectáculos e exposições, o conjunto integra, para além do Pavilhão Rosa Mota, a Biblioteca Municipal Almeida Garrett, a Concha Acústica e um Restaurante e esplanada com vista para o lago.

Os jardins, de inspiração marcadamente romântica, ocupam uma área de 8 hectares e com diversos desenhos simétricos encontram-se distribuídos por áreas temáticas: o Jardim das Plantas Aromáticas, o Jardim das Medicinais, o Jardim do Roseiral, o Jardim das Cidades Geminadas e o Jardim dos Sentimentos. A Avenida das Tílias constitui o eixo mais marcarnte deste parque que nos leva a estratégicos miradouros com vistas panorâmicas do rio. Aliás, em vários locais é impossível não parar e ficar a contemplar a vista!

Existe ainda uma zona de merendas, com mesas e bancos de pedra, e vários bancos espalhados pelos jardins para parar e relaxar e ainda temos a companhia de várias aves que passeiam também pelos jardins, incluindo pombos, gaivotas, patos, galinhas e pavões, que fizeram as delícias do mais novo!

E porque não é só no Verão que por aqui se fazem piqueniques, nada como aproveitar um dia de sol para um programa diferente! O frio não nos assusta mas o rabo gelado pelos bancos de pedra fresquinhos nesta altura confesso que não é uma sensação lá muito agradável! Mas nada que um passeio depois não resolva!

Quando às dificuldades são sempre as mesmas! Tirar o mais velho de casa e da sua rotina é sempre uma aventura, estamos constantemente a tentar motivá-lo com coisas que gosta mas nem sempre resulta. Ia todo contente porque íamos ao parque infantil, mas lá zangou-se porque não queria deixar os outros meninos andar no baloiço… a paciência também tem limites e, após explicar umas 50 vezes percebemos que não valia a pena… saímos um pouco amuados e tentámos distraí-lo com outras coisas, brincar um pouco… resultou por momentos mas ele é persistente e não se esquece das coisas com facilidade… embirrou que estava chateado e queria ir para casa, e passou grande parte do tempo a dizê-lo… de vez em quando lá ria e brincava, mas rapidamente voltava ao mesmo registo! Confesso que cansa um bocado, e depois de algum tempo a ouvir sempre a mesma coisa já não há grande vontade de continuar, mas lá fomos, num passo um pouco mais apressado, conhecer os jardins. Às vezes conseguíamos parar um pouco, outras nem por isso, até que demos por terminado o passeio. Gostaria de ter ficado mais um pouco, relaxar com a vista mais tempo, mas haverá sempre oportunidade para voltar!

[A entrada é livre. Horário de Inverno (1 Out – 31 Mar) 8h – 19h. Horário de Verão (1 Abr – 30 Set) 8h – 21h]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s