Pelo concelho de Sernancelhe: Vila da Ponte

b6f21a08-7f5e-4c0d-9e64-6cd3a36ebfccVila da Ponte, concelho de Sernancelhe, distrito de Viseu e é conhecida como a Pérola do Távora. Esteve integrada no concelho de Sernancelhe até 1661, altura em que recebeu floral de D. Afonso VI, e se constitui concelho independente, tendo-lhe sido atribuída Câmara, Casa da Cadeia e Pelourinho, o que levou ao aparecimento da fidalguia que ergueu aqui as suas casas, das quais ainda se apreciam construções espaçosas e elegantes, ostentando nas fachadas os seus brasões.

As invasões francesas deixaram marcas profundas, as tropas de Napoleão permaneceram aqui três meses e transformaram a Igreja em depósito de munições de guerra. A vila perderia o seu estatuto em 1885, integrando definitivamente o concelho de Sernancelhe.

Abrigada pelos montes da Borralheira e Gordo, a aldeia é conhecida também pelo bonito Santuário da Senhora das Necessidades e pelo aproveitamento que as suas gentes tiram do rio.

Vila da Ponte deve o seu nome a uma antiga ponte de cantaria que ali existiu mas que foi destruída com a construção da Barragem do Vilar na década de 60. A jusante foi construída uma ponte paralela em betão e depois da construção da Barragem as águas da albufeira encheram inundando os terrenos férteis e prósperos da aldeia, levaram os moinhos, destruíram levadas e engoliram as margens, deixando um espectáculo de desolação. A barragem deu uma nova configuração à aldeia de Vila da Ponte, agradável, mas apenas quando a albufeira se encontrava cheia. Isto até que mais recentemente se construiu o Açude do Távora, que desvendou todo o potencial turístico das aldeias ribeirinhas, pôs a descoberto a paisagem natural do Vale do Távora e contribuiu para o enriquecimento da fauna e flora. A aldeia é hoje o cerne do projecto turístico delineado para o rio Távora e na sua margem direita já nasceram o Largo de Festas e o espaço de Jogos, sendo a freguesia muito procurada para veraneio. O espelho de água é hoje uma imagem de marca e há uma a aposta crescente na canoagem com o acolhimento de provas de índole nacional.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s