Pelo concelho de Sernancelhe: Faia

301ae628-5801-44d6-a392-b41b69e5cc7aFreguesia ribeirinha do concelho de Sernancelhe, distrito de Viseu, situa-se na margem esquerda do rio Távora, que ali tem grande extensão de água devido à albufeira resultante da Barragem do Vilar. É na estrada municipal que liga Faia à Barragem que é possível ter uma percepção real do que é a grandeza e beleza desta albufeira.

Do seu passado remoto pouco se sabe ao certo, foi na década de 60 que a sua população teve que fugir das margens e se deslocar para o monte devido à construção da Barragem, deixando debaixo de água os solos mais produtivos e o impressionante conjunto de sepulturas escavadas na rocha que denunciam a antiguidade da aldeia. Normalmente são as paredes que revelam as marcas do passado, aqui foram as pessoas que levaram a história. A nova aldeia surgiu a partir do nada, de raíz, com casinhas de granito todas semelhantes que serviram de albergue aos funcionários da EDP que ali trabalharam. A Igreja de São Martinho foi transladada, transportada pedra a pedra para o novo local e, passado o sobressalto, a população procurou novas parcelas para cultivar e reconstruiu mais longe do leito do rio. É a capela do Senhor da Aflição, que conservou a sua posição original, que olha pela Faia, mais longe das águas, num pequeno monte com pinheiros e oliveiras.

Hoje é possível visitar a antiga Faia no Centro Interpretativo da Aldeia de Faia, através de imagens, vídeos, utensílios e memórias e ainda partir à descoberta da história num percurso pedestre criado junto ao rio Távora.

Se os benefícios compensaram o sacrifício? Não estou certa disso, mas este grande lago artificial, bem enquadrado paisagisticamente, representa um agradável espaço de lazer com praia fluvial, muito procurado nos meses de calor!

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s