Percurso do Salreu

de72a400-37c2-4c78-9d37-7ba74b35b681Já andava há algum tempo a tentar programar uma caminhada uma vez que adoro e já estava com saudades! Dadas as previsões de chuva nos dias que se avizinhavam decidi que tinha mesmo que acontecer e assim, para me despedir do sol e calor por uns tempos, lá fomos nós.

O tempo disponível não era muito, como sempre, por isso pesquisei percursos não muito longe de casa e deparei-me com o Percurso do Salreu, em Estarreja, distrito de Aveiro,  que pelo que li seria o mais famoso e bonito da zona.

O Percurso do Salreu é o resultado do projecto de conservação da natureza e biodiversidade da Câmara Municipal de Estarreja denominado BioRia, que passa pela requalificação de zonas ambientalmente degradadas e permitiu a criação de uma rede de Percursos Pedestres e Cicláveis em contacto directo com a natureza. O Município de Estarreja possui uma frente ribeirinha polvilhada e recortada por múltiplos Esteiros (canais de água ligados aos braços da ria) e Ribeiras que lhe conferem uma grande beleza paisagística e uma enorme biodiversidade.

Num saltinho estávamos no local mas é muito fácil também chegar de comboio já que a estação fica a 700 metros (Apeadeiro de Salreu). Este percurso é de natureza circular com cerca de 8km em estrada de terra batida e sem desníveis o que o torna muito acessível, com uma duração de aproximadamente 2h. Tem o seu início e término no Centro de Interpretação Ambiental da Bioria que é também um polo de dinamização de inúmeras actividades de sensibilização ambiental e onde é possível adquirir binóculos para observação de aves ou alugar bicicletas (verificar previamente horário de funcionamento). Esta zona natural faz parte da Ria de Aveiro e o percurso atravessa campos de arroz, sapais, juncais e caniçais onde se pode observar uma vegetação típica lagunar. Durante o percurso existem vários painéis informativos que nos fornecem informações sobre a fauna e flora que é possível observar.

Fiquei agradavelmente surpreendida com este percurso, deu para matar saudades de uma bela caminhada e fiquei deliciada com a paisagem. Aqui fica o registo fotográfico!

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s