Cais de Gaia, a vista sobre o Porto e o “Half Rabbit”

3efc1736-cae9-4dd8-b641-50249e0b86ecCom a correria do dia a dia são poucos os momentos a dois e porque é preciso, de vez em quando, abrandar o ritmo e investir nesta relação que foi o início para tudo o que vivemos agora, porque é preciso, porque merecemos e porque faz bem, decidimos tirar umas horinhas só para nós, enquanto casal.

Fomos dar um passeio pelo Cais de Gaia, um dos locais históricos da cidade de Vila Nova de Gaia que é, hoje em dia, uma agradável área turística. Aqui a vista fantástica sobre o Douro e o centro histórico do Porto conjuga-se na perfeição com os inúmeros cafés, restaurantes e esplanadas que proporcionam momentos verdadeiramente relaxantes.

O Cais de Gaia tem também um papel importante na história do Porto graças ao famoso Vinho do Porto. Durante séculos este foi o local onde se situava o porto fluvial, aqui eram descarregadas as pipas de vinho que seguiam para as caves e era a partir daqui que era exportado o Vinho do Porto e importadas diversas mercadorias.

Com a remodelação do Cais de Gaia não só as caves foram valorizadas e cada vez mais procuradas para visitas e provas de vinho, como se tornou uma verdadeira atração turística. É a partir deste Cais que se podem admirar os tradicionais barcos rabelos e é daqui que partem inúmeras excursões fluviais pelo Douro, com destino à região vinhateira do Alto Douro, por paisagens únicas sobre os vales (que um dia destes temos definitivamente que fazer!)

Para vistas mais panorâmicas da paisagem envolvente é possível fazer-se um passeio de teleférico entre o Cais de Gaia e o tabuleiro superior da ponte D. Luís, com duração de aproximadamente 5 minutos.

Desta vez permanecemos por aqui mas é possível visitar a zona histórica do Porto que fica à distância de um pequeno trajecto pelo tabuleiro inferior da ponte D. Luís.

Enquanto percorríamos as ruas cheias de turistas que aproveitavam o belo dia de sol, apercebi-me de algum movimento numa rua paralela, obviamente fui investigar e foi com espanto que me deparei com uma obra de arte de rua da autoria de Bordalo II, o “Half Rabbit”. Já tinha ouvido falar e achei muito interessante a ideia de criar arte a partir do lixo, mas a curiosidade ficou por aqui e nunca cheguei a pesquisar mais sobre o assunto, por isso aqui fiquei uns momentos a admirar os pormenores desta obra e a achá-la simplesmente fenomenal!

Poucas horas passadas e começa-se a pensar nos filhos, que é hora de os ir buscar e voltar à rotina!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s