Pelo concelho de Sernancelhe: Fonte Arcada

8448b2a1-cf51-41ad-b9be-003529346617Fonte Arcada é uma antiga freguesia do concelho de Sernancelhe, distrito de Viseu. Foi sede de concelho durante sete séculos e em 1855 foi integrada no concelho de Sernancelhe. Foi extinta e agregada à freguesia de Escurquela em 2013, criando a união das freguesias de Fonte Arcada e Escurquela.

Devido ao seu estatuto a vila atingiu um alto grau de prosperidade, como é possível observar pelos seus monumentos e solares medievais. Em contraste distribuem-se as casas do povo, em granito amarelado, com maciços balcões de pedra e bonitas varandas de madeira.

Nossa Senhora da Saúde é aqui um centro de grande devoção, sendo a segunda maior romaria do concelho. O Santuário situa-se no miradouro, enquadrado num espaço composto por recinto de Feira, parque de merendas e coreto, de onde se avista o rio Távora, “Ao fundo, entre margens de frescos salgueiros passa o Távora, sereno e profundo como a consciência de um justo” (Abade Vasco Moreira).

Estar longe tem destas coisas, traz-me vontade de explorar as minhas memórias de infância e ver com outros olhos as imagens que tenho gravadas. E sabe tão bem redescobrir o que julgava conhecer, criar novas memórias e descobrir novos encantos!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s