Dicas para planear viagens em familia

img_5281   Adoro viajar e tudo o que isso engloba, desde o planeamento até à execução. Gosto de pesquisar locais, planear roteiros e fazer listas porque acho que depois nos permite rentabilizar o tempo. Mas depois de ter filhos viajar é diferente, temos que ter em conta não só as nossas preferências mas também a idade das crianças, as suas necessidades e todo um conjunto de pequenas coisas que podem influenciar as viagens e tornar a experiência não tão positiva.

   Sei que há sempre imprevistos e com crianças a sua probabilidade é ainda maior, mas continuo a achar que um bom planeamento pode facilitar muita coisa. E depois, depois é ter calma e manter a boa disposição, mesmo quando as coisas correm menos bem.

   Aqui ficam algumas dicas que acho importantes para planear as viagens em família.

  • Escolha do destino – escolher o destino (praia, campo, cidade) de acordo com o que pretendem das férias, com os interesses dos vossos filhos e com aquilo que eles são capazes de fazer, e quando eles já são maiores deixá-los participar na decisão. Ter em conta o orçamento e o meio de deslocação escolhido (carro, avião…).
  • Depois de decidir o destino procurar o alojamento mais adequado, ter em conta mais uma vez o orçamento e se pretendem ou não cozinhar.
  • Construir um roteiro – decidirem que actividades querem, se irão a algum parque temático ou visitas a museus/monumentos. Claro que podem decidir na altura, mas é bom já ir com uma ideia do que existe e do que vão querer fazer para poupar tempo nas decisões. Se a criança já tiver idade suficiente incluí-la no planeamento, se não tiver, ter em conta as suas necessidades, nomeadamente as sestas. No meu caso isso é importante porque o meu filho não passa mesmo sem a sesta pelo que é preferível parar um pouco para ele dormir do que ter que aturar o seu estado birrento.
  • Programar o horário da viagem – de avião muitas vezes não há muita opção mas se for possível, ajustar às particularidades do seu filho (se for uma criança que tenha dificuldade em adormecer ou dormir mal não será boa ideia fazer a viagem ao final da tarde ou à noite). As viagens de carro são mais fáceis de programar, escolher horas mais frescas, programar várias paragens e dar preferência quando a criança está mais calma e não no pico da sua energia pois pode ficar irrequieta mais facilmente (veja o que funciona melhor para si pois as crianças são todas diferentes).
  • Planear distracções para as crianças durante a viagem – quanto mais longa a viagem maior a probabilidade de a criança ficar aborrecida. Com o nosso mais velho funciona muito bem o tablet, fazemos uma seleção dos seus vídeos preferidos para ele ver durante a viagem.
  • Planear a alimentação para a viagem – levar lanches leves e água, porque crianças com fome é sinónimo de crianças irrequietas.
  • Planear a bagagem – tentar não levar a casa às costas, sei que nem sempre é fácil mas tentar optar por peças mais versáteis e levar poucos brinquedos pois o objectivo das férias é o entretenimento em familia, as crianças precisam de pouca coisa quando têm a nossa disponibilidade para estarmos com eles e inventarmos brincadeiras. Quando as crianças são mais pequenas levar uma muda de roupa extra à mão (nossa e deles) para o caso de algum acidente.
  • Levar um kit de emergência para alguma eventualidade (termómetro, soro, compressas, repelente, medicação para a febre, picadas de insectos e pequenas contusões…).
  • Se for cozinhar (como é o nosso caso) elaborar uma ementa para a semana pois permite poupar tempo a decidir o que se vai cozinhar e nas compras também porque já sabemos o que vamos precisar e assim não precisamos de estar sempre a correr para o supermercado.

   É muita coisa mas acho que tudo o que puder tornar as férias mais tranquilas vale o tempo investido.

img_5280

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s