Quem cuida das mães?

Estes últimos dias de maior fragilidade e cansaço, difíceis física e psicologicamente, fizeram-me pensar nesta questão: quem cuida das mães?

Mãe está sempre lá, cuida sempre de todos, planeia tudo e tenta sempre antecipar qualquer problema. Mãe está sempre a postos, em sentido de alerta permanente, pronta para tudo. Mas mãe também é mulher, também tem sentimentos e necessidades, e sim, também ela precisa ser cuidada.

Mas já não somos crianças e acabamos por desenvolver mecanismos de auto-cuidado, seja porque achamos que somos fortes e conseguimos fazer tudo, seja porque não queremos incomodar ninguém, seja porque não queremos dar trabalho… mas existem sim momentos em que também nós, mães, precisamos ser cuidadas… então eu pergunto, quem cuida das mães?

Empatia é algo difícil de encontrar, numa sociedade competitiva, e também a este nível eu sinto isso. São aquelas conversas de partilha que a determinada altura se transformam em o meu filho é melhor que o teu e/ou eu sou melhor mãe que tu… não somos melhores ou piores do que ninguém, somos diferentes e agimos de acordo com os nossos ideais e valores, e todas fazemos aquilo que nos parece mais certo e que resulta melhor para nós.

Tem que haver mais compreensão e respeito pelas diferenças e temos que entender que sim, que podemos errar e é com os erros que aprendemos a ser melhores, e sim, podemos não ser fortes o tempo todo, e sim, podemos pedir ajuda. Todos precisamos que de vez em quando alguém cuide de nós.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s