37 semanas… e a ansiedade chega…

E estamos já na recta final… o tempo voa e é nestas alturas que nos apercebemos disso…

Está a ser uma gravidez tranquila, não tanto como a primeira, é certo, mas não me posso queixar. Depois de uma fase inicial muito cansativa e com enjoos difíceis de controlar, veio uma fase mais calma em que pude aproveitar a magia deste estado e lembrar-me de como adoro estar grávida e sentir toda uma vida a crescer dentro de mim!

Agora, já perto do final, e porque todas as gravidezes são diferentes, estou a experienciar um novo conjunto de sensações de que fui poupada na primeira gravidez. Tenho tido insónias, muito cansaço e falta de ar… é óbvio que o facto de agora ter em casa uma criança pequena que requer muita energia da minha parte muda tudo, mas se na primeira gravidez tive energia para dar e vender, até ao último minuto, o mesmo não acontece agora…

Apesar de ter tido um parto induzido às 41 semanas (oh criança preguiçosa! 😊) não tive uma má experiência com o parto, estava tranquila e confiante de que tudo iria correr bem e acho que isso ajudou muito, o que foi bom e de certo modo deixa-me mais tranquila também agora… bem, estou relativamente tranquila em relação ao parto, não tanto em relação a outras coisas…

37 semanas e colo do útero já amolecido… e começa a ansiedade! Devo confessar que esperava mais um preguiçoso, mas não sei se será o caso… No fundo não é o facto de ele nascer mais cedo ou mais tarde que me deixa ansiosa, até porque é uma coisa que no fundo não posso controlar e sempre fui muito consciente disso. É óbvio que estou desejosa de tê-lo nos meus braços e de poder ver o rosto daquele bebé tão activo que me enche de pontapés a toda a hora! Mas não estou nervosa porque sei que mais tarde ou mais cedo isso irá acontecer e que depois também irei ter saudades destes momentos, em que ele é só meu… e por isso quero aproveitar todas as fases ao máximo e não ter pressa…

Estou a começar a ficar ansiosa porque estou a ver a hora a aproximar-se e começo a pensar no depois… nas novas rotinas e na reação do mano… como ele vai reagir a um bebé em casa, a ter que dividir toda a atenção e disponibilidade que até agora era só para ele… Vou-lhe tentando explicar as coisas, ele faz-me festas na barriga mas acho que não tem a consciência do que está a acontecer e no início vai ser muito estranho para ele… bem, para ele e provavelmente também para mim…

Preocupações de mãe… tentando ser perfeita! Muitas vezes somos nós próprios que exigimos demais de nós… tenho que me lembrar que não preciso ser perfeita, porque isso não existe, tenho apenas que tentar ser o melhor de mim. Vamos lá tentar relaxar um pouco e aproveitar da melhor forma estes dias…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s